Priyanka Yoshikawa, de descendência indiana, é a Miss Japão 2016!


Priyanka Yoshikawa foi coroada como Miss Japão nesta segunda com muita alegria e vai para o Miss Mundo 2016, que acontece em Washington.

Um ano antes, Ariana Miyamoto foi coroada como a Miss Japão Universo e portanto a representante japonesa no Miss Universo.

Citando Ariana, Priyanka disse em uma entrevista que antes dela, 'garotas haafu' não representavam o Japão, numa alusão a 'half', uma palavra usada no Japão para os mestiços.

Com isso, se reacende a discussão sobre o racismo e a igualdade racial, que já foram temas de um dorama japonês: Smile, da TBS, contava a história de Vito Hayakawa, interpretado por Jun Matsumoto. Vito, tinha pai filipino e mãe japonesa. Apesar de ser nascido no Japão e nunca sequer ter ido às Filipinas, Vito era chamado de "Filipino" e tratado como um estrangeiro.

Ariana mesmo, já revelou que é questionada quando diz que é japonesa: "Quando digo que sou japonesa, as pessoas não acreditam".

Mas Priyanka deixa claro: "Nós somos japonesas. Sim, eu sou metade indiana e as pessoas me perguntam sobre a minha 'pureza' - Sim, meu pai é indiano e eu sou orgulhosa disto, eu sou orgulhosa de ter a Índia em mim. Mas isso não significa que eu não sou japonesa"

Via Japan Times/BBC Brasil

Postar um comentário

0 Comentários