Ayumi Hamasaki e Hikaru Utada, duas cantoras que marcaram toda uma geração


Desde que conheci o J-POP, as divas japonesas foram o centro de muitas discussões. Seja sobre o estilo de cada uma, os seus lançamentos. Diversos fóruns (que você pode encontrar até hoje) falam das divas do Nippon. A carreira de ambas tomou um rumo meteórico a partir de 1998, quando Ayumi lançou poker face e Hikki lançou Automatic/time will tell. E isso é o que provavelmente fez delas praticamente as artistas que vocês conhecem hoje, como divas.

Se em todos os locais vemos comparações entre gigantes em uma mesma área, a música pop japonesa não foge da regra.

Não é novidade falar que Ayumi e Hikki são 'divas do J-POP'. É unânime entre muitos: A lista até pode mudar de posição por uma questão preferencial, mas fato é que ambas as cantoras certamente estão entre as mais citadas pelo público, quando o assunto for cantoras pop japonesas ou até mesmo o pop japonês. Não se convenceu? Talvez as informações seguintes possam fazer entender o fenômeno Ayumi-Hikki no início dos anos 2000.

Ayumi Hamasaki: Uma cantora que quebrou recordes e vendeu mais de 50 milhões de discos.

Hikaru Utada é dona de um álbum que vendeu 7 milhões de cópias (First Love)

As duas lançaram álbum no mesmo dia ('A BEST' e 'Distance') e consolidaram dois dos álbuns mais vendidos do Japão. 

Ayumi Hamasaki ganhou diversos prêmios, dentre eles: Artista revelação, melhor álbum, melhor single, melhor artista, melhor música;

Hikaru Utada causou furor no anúncio da sua volta com seus dois singles; Vendeu mais de meio milhão de cópias do seu álbum 'Fantôme' e movimentou 26 países por Simple and Clean.

Ayumi e Utada também estiveram nas 100 canções mais influentes do Japão, em uma pesquisa feita pelo programa MUSIC STATION. evolution e Automatic foram lembradas.

Foram-se anos e mais anos escutando as duas cantoras. Elas marcaram uma geração. Clipes em 360p que se transformaram em alta definição. Da internet discada à banda larga; Dos Discman, fomos para os MP3 Players, posteriormente celulares e streaming. Das comunidades do orkut ao twitter e facebook; Cantoras que passaram por muitos altos e baixos; E que podem dizer que estão chegando ao 20º ano de suas carreiras.
  • ayumi completará 20 anos de carreira com o single poker face, lançado em 8 de abril.
  • Hikki completa 20 anos de carreira no dia 8 de dezembro com o single Automatic/time will tell.

Segue uma playlist com mais de 10 horas de ayumi e hikki.

Postar um comentário

0 Comentários