Afinal o que é AKB48? Fatos, curiosidades e alguns hits do grupo

2018, um reality surge. Mesclando idols coreanas e japonesas, faz sucesso e deixa muitos fãs curiosos. Afinal, quem é o AKB48? De onde elas vieram? Isso e tudo mais nesta postagem =P

O AKB48 é uma idol group de Akihabara, que surgiu em 2005 e começou em uma pequena apresentação no dia 8 de dezembro.

O primeiro single lançado foi Sakura no Hanabiratachi, no dia 1º de fevereiro de 2006;

Algumas das principais integrantes que surgiram nessa época foram a Atsuko Maeda, Minami Takahashi, Mariko Shinoda, Minami Minegishi, Haruna Kojima e Tomomi Itano.

Seu clipe mais famoso, Koisuru Fortune Cookie, foi lançado há 5 anos e teve quase 150 milhões de visualizações.

Anualmente é realizada uma eleição geral (Senbatsu Sousenkyou), onde as integrantes mais populares são reconhecidas e a mais votada se torna a center [1] do próximo single, além de ser considerada a queen do grupo. A atual é a Jurina Matsui.

Existe também a Janken Tournament. É literalmente uma disputa de Jankenpo entre as integrantes;

Center [1] É a integrante que como o próprio nome diz, estará no centro da formação do AKB48 no novo single, sendo colocada como a de maior destaque.

Ultimamente, muitas 'graduações' mexeram com o grupo. Graduação tem um sentido parecido com o da universidade, onde há o fechamento de um ciclo e a despedida do grupo. Geralmente músicas são produzidas com o intuito de marcar a graduação de alguma integrante, como Kyou Made no Melody, para Yuko Oshima;

Atualmente existem vários times no AKB48: A, K, B, 4, 8, SH(China), além das Kenkyusei (Trainees do grupo).

Existem grupos irmãos do AKB48, onde nomes de locais deram origem aos nomes: Sakae em Nagoya deu origem a SKE48. Namba em Osaka, NMB48, Hakata em Fukuoka, HKT48.

Com um conceito de idols que você pode conhecer, é possível adquirir um ticket e participar de um handshake event (literalmente evento de aperto de mão) e conhecer mesmo que por alguns segundos, a sua integrante favorita.

Se você é fã de idol groups, então você é um wota. Oshimen é a sua integrante favorita. Se a Sakura Miyawaki é sua integrante favorita, então ela é a sua oshimen.

Oshi são os fãs e portanto se você é fã da Acchan (Atsuko Maeda) você é um Acchan-oshi.

Mas existem casos em que é impossível apenas gostar de uma integrante. Se você gosta de várias das integrantes, você é um Daredemo Daisuki (DD), gosta de muitas integrantes do grupo.

Mas se você gosta de todas as integrantes, Minna Daisuki (MD).

O AKB48 sempre é reconhecido pelo número de integrantes. Esqueça todos os grupos que você conhecer, da Coreia ou do Japão. Esqueça EXO, Girls' Generation, EXILE, E-girls. O AKB48 foi reconhecido pelo Guinness World Records como o maior grupo musical do mundo, naquele momento com 88 integrantes  Bom frisar, naquele momento.

Mas voltando, para animar, é muito comum e não só nas apresentações do AKB48 (Programas de TV japonesa tem direto isso) esses famosos penlights, os bastões luminosos.


Sim, já tivemos uma ex-integrante do AKB48 no Brasil.

Um grande momento do AKB48 aconteceu com Yuko Oshima e Atsuko Maeda sempre revezando nas eleições gerais, o Senbatsu Sousenkyou.. Uma hora era a Yuko, outra a Acchan.

Um segundo momento chegou com a Rino Sashihara e a Mayu Watanabe, que também alternaram posições até a graduação da Mayu.

Hoje, Jurina Matsui (atual eleita pelo público como a rainha do AKB) e Sakura Miyawaki.

Agora, 5 hinos do AKB48 que certamente você não pode perder.

Nem tinha como deixar de fora Koisuru Fortune Cookie. Até quem nem gostava do grupo passou a gostar dele depois dessa música animada que pede para deixar os problemas para lá. É considerado um dos maiores hits do Japão, nem só do grupo em si.


RIVER, Heavy Rotation e Beginner são colocados como os primeiros singles que fizeram sucesso do grupo. É 'normal' elas ultrapassarem 1 milhão de cópias por single vendido. 


Para finalizar, UZA, um single mais agitado e tal.


Se vocês gostarem desse post, vai ter talvez uma parte 2, quem sabe? Por favor compartilhem com os amigos, colegas, alguém que esteja assistindo Produce48 e está querendo saber mais do grupo, etc;

E é isso aí, até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários