Pular para o conteúdo principal

A que ponto a imprensa pode afetar a imagem de um artista


A cada dia, em todos os sites de fofocas e entretenimento tem uma polêmica nova, algo para que os visitantes se deliciem um pouco com a vida alheia. No Japão não é diferente. Lá se tem uma polêmica atrás da outra, envolvendo Johnny's, AKB48, atores, atrizes, e por aí vai.

Ainda que sem um pronunciamento oficial, tudo não passe de apenas especulação, sites, às vezes tratam os boatos como sendo verdadeiros, e em alguns casos modificam a 'notícia', tal que quando algum site reposta, ao comparar com o artigo original, é algo completamente modificado. Se não é assim, o boato se confirma, o negócio se torna verdade.

O principal, o único problema, é o modo como isso é colocado. Conversando com um amigo, concordei com ele que do mesmo jeito que a mídia pode alavancar o artista, a própria mídia pode ser a responsável pela derrocada do mesmo. Assim, em meio aos holofotes (e críticas), o artista acaba se vendo em uma situação extremamente desconfortável, e as assessorias de imprensa fazem 'manobras' para que a situação não piore.

O caso mais recente foi a da Kyary Pamyu Pamyu, envolvendo sua vida pessoal. Mas temos de lembrar o caso da Minami Minegishi, o da Maeda Atsuko, Ayumi Hamasaki vs. Tomomi Itano, e até YUI vs Utada Hikaru, as diversas fotos dos integrantes do Arashi com garotas, a Rino Sashihara e uma anti-fã, o momento em que a YUI foi diagnosticada com Síndrome do Pânico (e está reestabelecida), ou até mesmo quando ela anunciou seu hiatus, etc, etc...

É tanta polêmica que criam, que chega a ser meio... constrangedor. Pro leitor e pro próprio artista, evidentemente. Vou explicar cada um dos tópicos, tirando o da Kyary.

Minami Minegishi - Ela se encontrou com um rapaz (e a agência ficou sabendo, provavelmente), isso veio a público, e então ela simplesmente raspou o cabelo. Depois, gravou um vídeo, onde chorou copiosamente e pediu desculpas.

Maeda Atsuko - Na internet foram colocadas fotos que 'comprometeriam' o relacionamento entre ela e o namorado. Se falou em traição.

Ayumi Hamasaki vs Tomomi Itano - No dia de lançamento de SWAG (Álbum da Tomomi), se lançou também o álbum Colours, da Ayumi. Ayumi ficou em quinto e Tomomi em sexto. Boatos foram soltos sobre a Tomomi, que teria resmungado sobre o resultado. Ambas as cantoras fizeram um tweet público, desmentindo tudo, e que não passava de mal-entendido.

YUI vs Utada Hikaru - Essa é velha. Num programa do MUSIC STATION, as duas estavam para se apresentar, e no momento em que Utada falava com o apresentador do programa, que é algo normal antes dos artistas se apresentarem, o close da câmera evidenciava que a YUI olhava para baixo - não por ignorar a Utada, mas por ter uma tela, por onde a YUI acompanhava a própria Utada. [Atrás das poltronas do MS existem telas para que o artista possa acompanhar os VTs/imagens] 

Arashi - Diversos casos envolvendo fotos não só de integrantes do Arashi, mas de Johnny's em geral. Fotos em que integrantes aparecem com algum acompanhante sempre causam algum tipo de reação, algumas negativas, outras abrem espaços para rumores mas nunca saem deste aspecto da incerteza. Não é novidade a questão do quanto Arashi é popular. Vez ou outra, os integrantes tiveram algumas fotos publicadas e muitas vezes isso é tratado como um escândalo lá no Japão.

Rino Sashihara - Há alguns anos, uma fã do Nakai Masahiro (SMAP) disparou contra a Rino, falando que ela era 'insuportável'. Rino, na ocasião, participava de um programa com a apresentação do Nakai. Sashiko, como é conhecida, foi até o perfil da pessoa que a criticou, e viu suas últimas postagens. A resposta a uma dessas postagens gerou repercussão.

YUI - Há alguns meses, a cantora teve um mal-estar e foi para o hospital. Logo depois foi diagnosticada com síndrome do pânico, o que deixou os fãs preocupados. Também se falou de alguns problemas pessoais que a cantora tinha. Depois, ela soltou uma nota, falando obrigado para os fãs, e para que eles não se preocupassem tanto. O alarde já era enorme.

Lógico, existem outros 'detalhes' nessas histórias... Mas não vale a pena tanto aprofundar neles. O que eu quero é mostrar que tem muito alarde por pouca coisa. Ou que às vezes existe uma noção de 'aumentar os fatos'... De ir além do que realmente aconteceu e tornar a história mirabolante... Ou até podemos presumir que o "fato" foi inventado.

Mas isso sempre terá no showbiz, já que por serem pessoas públicas são admirados por muitas pessoas. E bastante detestados também. Quando se é o centro das atenções, críticas aparecem fervilhando.

Parece que às vezes alguns 'fãs' se esquecem que seus ídolos também tem a sua própria vida pessoal, e que eles têm o direito de ter o mínimo de respeito e privacidade.

Postagens mais visitadas deste blog

WHITE SCORPION deve lançar novo single digital em abril

O grupo idol WHITE SCORPION deve lançar um single digital em breve.  O WHITE SCORPION surgiu do projeto "IDOL3.0 PROJECT", e é produzido por Yasushi Akimoto , famoso por produzir os grupos da franquia 48. As 11 integrantes foram escolhidas em audições que se iniciaram em 2023. O grupo é formado por ACE, ACO, ALLY, AOI, CHOCO, COCO, HANNA, MOMO, NATSU, NAVI e NICO e deve lançar o seu 7º single digital em breve, o primeiro do ano, no dia 23 de abril. O nome ainda não foi divulgado. Abaixo, um dos singles mais recentes "I do love you":

NIGHTMARE no BRASIL: Banda é anunciada como atração do Anime Friends 2025

A banda NIGHTMARE está confirmada para se apresentar no Brasil em julho. O perfil do Anime Friends no Instagram já confirmou a atração, que está prevista para o dia 6 de julho , um domingo! A banda de Sendai que completou 25 anos neste ano é formada por YOMI, Hitsugi, Sakito, Ni~ya e RUKA. Um dos singles da banda, "the WORLD/Alumina", lançado em outubro de 2006, foi escolhido como tema de abertura e encerramento da popular série de anime "Death Note"  e se tornou um sucesso instantâneo. Em 2007, realizaram o primeiro show no Nippon Budokan e continuaram a lançar músicas e fazer shows ao vivo desde então. Em 2016, a banda suspendeu suas atividades. Os membros procuraram realizar projetos solo e retornaram em 2020, no vigésimo ano de formação. Os ingressos começam a serem vendidos dia 10 de março!  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Anime Friends (@animefriends)

Ex-integrantes do SMAP estão em novo grupo e já terá debut em outubro!

Oi? Como? Com Goro Inagaki, Shingo Katori e Tsuyoshi Kusanagi oficialmente fora da Johnny & Associates, não demorou muito e agora os três estão em um novo projeto, numa nova agência; Antes, é preciso entender porque estes três caras são tão importantes: Eles formaram o grupo SMAP (Junto do Kimura Takuya e o Masahiro Nakai) e durante 25 anos foram uma referência em se tratando de boybands japonesas. Com o fim do grupo no ano passado, os rumores apontavam para uma possível saída da Johnny's. Não deu outra, os três anunciaram a saída recentemente. #新しい地図 #atarashiichizu #稲垣吾郎 #GoroInagaki #草彅剛 #TsuyoshiKusanagi #香取慎吾 #ShingoKatori Uma publicação compartilhada por 新しい地図 (@atarashiichizu) em Set 21, 2017 às 10:29 PDT Mas, como já foi dito, não demorou muito. Conheçam a Atarashii Chizu, o novo grupo com o Goro Inagaki, Tsuyoshi Kusanagi e Shingo Katori. Agora, pode comemorar, eles tem Instagram , Facebook , YouTube e Twitter , tudo aí. 16 de outubro é ...