Pular para o conteúdo principal

Namie Amuro: Especial


Namie Amuro. Ela, que nos fez chorar. Cantar. Dançar. Nos animar. Uma cantora que quebrou barreiras e apresentou ao Japão o que é ser uma diva do pop. Várias adolescentes tentavam seguir seu caminho. E mesmo quem não acompanhou totalmente sua carreira é capaz de reconhecer que Namie continua até hoje muito bem. Inclusive movimentando o mundo dos animes (ONE PIECE), dos filmes(DEATH NOTE), dos noticiários (tema do NEWS ZERO da NTV), dos doramas (Haha ni Naru), de cobertura de olimpíada (Hero) e o J-POP como um todo. E movimentou ainda mais, com a notícia de sua aposentadoria.

Talvez houvesse um choque. Depois uma constatação: Ela escolheu parar no auge da carreira. E havia um sentimento de gratidão generalizado, pelos 25 anos representando muito bem o gênero e sendo uma das grandes referências no J-POP e em uma roda de amigos, ao indicar alguma cantora ou cantor do Japão. Em uma lista extensa, era muito fácil que seu nome fosse um dos primeiros citados. Por ser uma das maiores cantoras da terra do sol nascente.

A cantora que emocionou com CAN YOU CELEBRATE, Love Story, ALL FOR YOU, Four Seasons, SWEET 19 BLUES, Baby don't cry, White Light era a mesma que nos fez animar com WHAT A FEELING?, Photogenic, ROCK STEADY e tantas outras.

Emocione-se.


Anime-se!

Uma cantora que literalmente marcou gerações. E teve um lançamento com mais de um milhão de cópias vendidas, ao menos, em cada fase da sua vida. Na adolescência, aos 20, 30 e agora, aos 40.

Finally simboliza a união de todos fãs de todas as épocas de Namie. Pessoas que passaram a infância e adolescência escutando Namie. Essas mesmas pessoas tornam-se adultas e continuaram a escutando!

E então, ao lerem a notícia da aposentadoria daquela que é uma das maiores referências do pop japonês, emocionam-se.

Lembram-se de momentos felizes vividos ao som de Namie. E querem guardar este álbum, como uma lembrança de um tempo feliz. Não deu outra. O álbum dos 25 anos de Namie Amuro, já superava em vendas e pré-vendas, um milhão de cópias na semana do lançamento.

Falar de Namie é como falar de uma peça vital na J-Music. Parte de um quebra-cabeça tal que sem essa parte, não é possível descrever o que é música japonesa. Como falar de Chage & Aska, GLAY, L'Arc, Utada, Ayumi, Seiko Matsuda, Yutaka Ozaki, ZARD e não falar de Namie Amuro. É um pouco improvável. E mesmo hoje: Falamos de Arashi, AKB, E-girls, AAA, Kyary, SCANDAL, BABYMETAL, ONE OK ROCK, Momoiro Clover Z, Morning Musume, Utada, Ayumi, Koda... e Namie! É impossível falar de J-POP sem citar ela. É quase um absurdo. Mesmo quando temos novos nomes como DAOKO, Kenshi Yonezu e WEDNESDAY CAMPANELLA.

Talvez o fato de ela ser tão relevante, tendo novos fãs e mantendo os que já a conheciam fizeram dela quase que um mito para a música pop japonesa.

A mesma Namie que lançou Wishing on the Same Star em 2002,

É a mesmissima que lançou a potente e viciante Fighter:

Trouxe um conceito legal nos clipes, divertindo com Golden Touch.

Representou muito bem o Brasil cantando um dos temas da cobertura das Olimpíadas!

Como não lembrar de suas parcerias?

A NHK, reconhecendo sua importância, a convidou para o mais tradicional programa de música da televisão japonesa, o Kouhaku Utagassen. Depois de muitos anos, mas que provavelmente, será sua última apresentação no Kouhaku, se Namie não reverter sua aposentadoria.

Fica o agradecimento. Por toda sua história e tudo o que fez no J-POP. Faltam ainda alguns meses. E assim, como é de seu desejo, que 2018 seja mesmo o melhor ano da sua carreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WHITE SCORPION deve lançar novo single digital em abril

O grupo idol WHITE SCORPION deve lançar um single digital em breve.  O WHITE SCORPION surgiu do projeto "IDOL3.0 PROJECT", e é produzido por Yasushi Akimoto , famoso por produzir os grupos da franquia 48. As 11 integrantes foram escolhidas em audições que se iniciaram em 2023. O grupo é formado por ACE, ACO, ALLY, AOI, CHOCO, COCO, HANNA, MOMO, NATSU, NAVI e NICO e deve lançar o seu 7º single digital em breve, o primeiro do ano, no dia 23 de abril. O nome ainda não foi divulgado. Abaixo, um dos singles mais recentes "I do love you":

NIGHTMARE no BRASIL: Banda é anunciada como atração do Anime Friends 2025

A banda NIGHTMARE está confirmada para se apresentar no Brasil em julho. O perfil do Anime Friends no Instagram já confirmou a atração, que está prevista para o dia 6 de julho , um domingo! A banda de Sendai que completou 25 anos neste ano é formada por YOMI, Hitsugi, Sakito, Ni~ya e RUKA. Um dos singles da banda, "the WORLD/Alumina", lançado em outubro de 2006, foi escolhido como tema de abertura e encerramento da popular série de anime "Death Note"  e se tornou um sucesso instantâneo. Em 2007, realizaram o primeiro show no Nippon Budokan e continuaram a lançar músicas e fazer shows ao vivo desde então. Em 2016, a banda suspendeu suas atividades. Os membros procuraram realizar projetos solo e retornaram em 2020, no vigésimo ano de formação. Os ingressos começam a serem vendidos dia 10 de março!  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Anime Friends (@animefriends)

Last Friends: Um dorama que marcou época e quebrou paradigmas

10 de abril de 2008. Foi quando um dos doramas mais impactantes na televisão japonesa teve sua estreia. Last Friends virou tema até de jornal daqui devido a sua importância e os temas abordados na série. Traumas vividos na infância, homossexualidade, identidade de gênero e violência doméstica sendo tratados na mesma série. Não, essa série não é deste ano. Bem que podia, mas é de 10 anos atrás. E foi esse o impacto que fez Last Friends da Fuji Television, com um elenco de peso. Masami Nagasawa, de Proposal Daisakusen; Ueno Juri, Asami Mizukawa e Eita de Nodame Cantabile; Nishikido Ryo de Um Litro de Lágrimas. Se os doramas dos quais este elenco era referência já eram bons, imagina o que veio em Last Friends. Tudo foi abordado de um ponto de vista mais sensível, explorando os medos e as dores vividas por cada personagem. Às vezes, uma violência física. E moral, psicológica. Os 'últimos amigos' assim descritos vivem situações do dia-a-dia. Portanto não esp...