Pular para o conteúdo principal

Ayumi Hamasaki e Hikaru Utada, duas cantoras que marcaram toda uma geração


Desde que conheci o J-POP, as divas japonesas foram o centro de muitas discussões. Seja sobre o estilo de cada uma, os seus lançamentos. Diversos fóruns (que você pode encontrar até hoje) falam das divas do Nippon. A carreira de ambas tomou um rumo meteórico a partir de 1998, quando Ayumi lançou poker face e Hikki lançou Automatic/time will tell. E isso é o que provavelmente fez delas praticamente as artistas que vocês conhecem hoje, como divas.

Se em todos os locais vemos comparações entre gigantes em uma mesma área, a música pop japonesa não foge da regra.

Não é novidade falar que Ayumi e Hikki são 'divas do J-POP'. É unânime entre muitos: A lista até pode mudar de posição por uma questão preferencial, mas fato é que ambas as cantoras certamente estão entre as mais citadas pelo público, quando o assunto for cantoras pop japonesas ou até mesmo o pop japonês. Não se convenceu? Talvez as informações seguintes possam fazer entender o fenômeno Ayumi-Hikki no início dos anos 2000.

Ayumi Hamasaki: Uma cantora que quebrou recordes e vendeu mais de 50 milhões de discos.

Hikaru Utada é dona de um álbum que vendeu 7 milhões de cópias (First Love)

As duas lançaram álbum no mesmo dia ('A BEST' e 'Distance') e consolidaram dois dos álbuns mais vendidos do Japão. 

Ayumi Hamasaki ganhou diversos prêmios, dentre eles: Artista revelação, melhor álbum, melhor single, melhor artista, melhor música;

Hikaru Utada causou furor no anúncio da sua volta com seus dois singles; Vendeu mais de meio milhão de cópias do seu álbum 'Fantôme' e movimentou 26 países por Simple and Clean.

Ayumi e Utada também estiveram nas 100 canções mais influentes do Japão, em uma pesquisa feita pelo programa MUSIC STATION. evolution e Automatic foram lembradas.

Foram-se anos e mais anos escutando as duas cantoras. Elas marcaram uma geração. Clipes em 360p que se transformaram em alta definição. Da internet discada à banda larga; Dos Discman, fomos para os MP3 Players, posteriormente celulares e streaming. Das comunidades do orkut ao twitter e facebook; Cantoras que passaram por muitos altos e baixos; E que podem dizer que estão chegando ao 20º ano de suas carreiras.
  • ayumi completará 20 anos de carreira com o single poker face, lançado em 8 de abril.
  • Hikki completa 20 anos de carreira no dia 8 de dezembro com o single Automatic/time will tell.

Segue uma playlist com mais de 10 horas de ayumi e hikki.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WHITE SCORPION deve lançar novo single digital em abril

O grupo idol WHITE SCORPION deve lançar um single digital em breve.  O WHITE SCORPION surgiu do projeto "IDOL3.0 PROJECT", e é produzido por Yasushi Akimoto , famoso por produzir os grupos da franquia 48. As 11 integrantes foram escolhidas em audições que se iniciaram em 2023. O grupo é formado por ACE, ACO, ALLY, AOI, CHOCO, COCO, HANNA, MOMO, NATSU, NAVI e NICO e deve lançar o seu 7º single digital em breve, o primeiro do ano, no dia 23 de abril. O nome ainda não foi divulgado. Abaixo, um dos singles mais recentes "I do love you":

NIGHTMARE no BRASIL: Banda é anunciada como atração do Anime Friends 2025

A banda NIGHTMARE está confirmada para se apresentar no Brasil em julho. O perfil do Anime Friends no Instagram já confirmou a atração, que está prevista para o dia 6 de julho , um domingo! A banda de Sendai que completou 25 anos neste ano é formada por YOMI, Hitsugi, Sakito, Ni~ya e RUKA. Um dos singles da banda, "the WORLD/Alumina", lançado em outubro de 2006, foi escolhido como tema de abertura e encerramento da popular série de anime "Death Note"  e se tornou um sucesso instantâneo. Em 2007, realizaram o primeiro show no Nippon Budokan e continuaram a lançar músicas e fazer shows ao vivo desde então. Em 2016, a banda suspendeu suas atividades. Os membros procuraram realizar projetos solo e retornaram em 2020, no vigésimo ano de formação. Os ingressos começam a serem vendidos dia 10 de março!  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Anime Friends (@animefriends)

Last Friends: Um dorama que marcou época e quebrou paradigmas

10 de abril de 2008. Foi quando um dos doramas mais impactantes na televisão japonesa teve sua estreia. Last Friends virou tema até de jornal daqui devido a sua importância e os temas abordados na série. Traumas vividos na infância, homossexualidade, identidade de gênero e violência doméstica sendo tratados na mesma série. Não, essa série não é deste ano. Bem que podia, mas é de 10 anos atrás. E foi esse o impacto que fez Last Friends da Fuji Television, com um elenco de peso. Masami Nagasawa, de Proposal Daisakusen; Ueno Juri, Asami Mizukawa e Eita de Nodame Cantabile; Nishikido Ryo de Um Litro de Lágrimas. Se os doramas dos quais este elenco era referência já eram bons, imagina o que veio em Last Friends. Tudo foi abordado de um ponto de vista mais sensível, explorando os medos e as dores vividas por cada personagem. Às vezes, uma violência física. E moral, psicológica. Os 'últimos amigos' assim descritos vivem situações do dia-a-dia. Portanto não esp...