Pular para o conteúdo principal

Opinião: Utada Hikaru provou que é sim, uma referência no pop japonês


Eu me questiono duas coisas quando penso na volta meteórica da Utada ao cenário musical.

O primeiro questionamento que eu faço: Como está sendo a reação das pessoas ao verem uma artista tendo tanta atenção da mídia como é o caso dela.

O segundo questionamento é sobre os fãs: Como está sendo ver que a Hikki voltou com tudo e mais um pouco.

Não estamos mais na época do HEART STATION. Passaram-se oito anos. É tempo. Desde o debut então, 18 anos, olha só. Automatic, single de estreia, vendeu mais de 2 milhões de cópias físicas. Isso em 1998/1999.

Mas é 2016: O ano dos digitais. Não tem problema! O JpopAsia já adiantou que a Hikki foi pro topo dos charts do iTunes com o novo álbum, o que convenhamos, não é algo surpreendente se revermos o passado recente dela, com dois singles digitais no topo das paradas.

Ou seja, estamos falando de uma artista que vende milhões de discos físicos e vende muitos nos digitais também. Vendia em 1998. E vende em 2016. Em tempos de música digital e a internet das coisas.

Independentemente das vendas físicas, o álbum 'Fantôme' já é um grande sucesso.

Vejam o quanto se falou de cada música deste álbum. As pessoas estão sedentas por informações novas. A recepção das músicas, por exemplo, 'Michi', tem sido bastante positiva. Alguns falaram que estão dando loop na música.

O pessoal simplesmente enlouqueceu quando foi anunciada a parceria Sheena Ringo e Hikki.

Muitos que talvez não conhecessem a Utada, estão tendo a oportunidade de ver uma das maiores cantoras de pop japonês não mais em hiatus, mas em atividade.

Ela está literalmente em todas. Desde comercial, revistas, programas, temas de doramas e noticiário. Teve destaque em um dos maiores programas de música do Japão.

O céu é o limite? Nem eu sei mais. Ela me surpreendeu com este álbum, não consegui pular nenhuma música. Ela tá de parabéns. É a Utada que me abriu as portas da música japonesa há 10 anos, porém muito melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

76º NHK Kouhaku Utagassen: Confira os convidados para o especial de fim de ano! (2025)

Os artistas participantes do 76º especial de fim de ano NHK Kouhaku Utagassen estão definidos! O especial será exibido no dia 31 de dezembro de 2025 a partir das 19h20 (horário local). A apresentação do Kohaku será comandada pelo comediante Hiroiki Ariyoshi, a locutora Naoko Suzuki e as atrizes Ayase Haruka e Mio Imada. Entre parênteses, está a quantidade de participações de cada artista! Akagumi (Time vermelho) Aina the End (Estreante) Aimyon(7) Illit  (2) Lilas Ikuta (Estreante) Sayuri Ishikawa(48) Hiromi Iwasaki(15) aespa (Estreante) CANDY TUNE (Estreante) Fuyumi Sakamoto(37) Mariko Takahashi(7) Chanmina (Estreante) Tendo Yoshimi(30) Nogizaka46(11) HANA (Estreante) Perfume(17) HUMBERT HUMBERT (Estreante) FRUITS ZIPPER (Estreante) MISIA(10) Mizumori Kaori(23) LiSA(4) Shirogumi (Time branco) &TEAM (Estreante) ORANGE RANGE(3) King & Prince(6) Toshinobu Kubota(2) Hiromi Go (38) Sakanaction(2) Junretsu (8) TUBE (3) Number_i (2) Leon Niihama(2) Vaundy (3) BE:FIRST (4) Masaharu Fuk...

Anime Friends 2025: Venda de ingressos começa hoje, 10 de março

  O Anime Friends 2025 acontecerá entre os dias 3 e 6 de julho no Distrito Anhembi, com mais de 54 mil metros quadrados, divididos em 6 palcos e em diversas áreas temáticas. Será a maior estrutura já utilizada pelo evento, em sua 21ª edição, conforme já antecipado pelos organizadores. As vendas do primeiro lote de ingressos já estão abertas, pela Mundo Ticket. As  vendas físicas  começam no dia 17 de março,  no Anime Hunter e na Akiba Station , ambas no bairro da Liberdade em São Paulo.  Até agora, foram confirmados  SCANDAL ,  NIGHTMARE ,  ASH DA HERO, Big Ocean, Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto.  Nas próximas semanas, se forem anunciadas mais atrações, publicaremos aqui.

Do As Infinity retornará ao Brasil após 8 anos: Anime Friends 2025 anuncia show

O Anime Friends confirmou há pouco a vinda da banda Do As Infinity para um show no evento. Conhecida por músicas como  "Fukai Mori", "Shinjitsu no Uta", "Field of Dreams", "Tooku Made", "Hiiragi", "Hi no Ataru Sakamichi"  entre outros, a  DAI  faz muito sucesso desde o início dos anos 2000, empilhando hits em seus álbuns  "Break of Dawn", "New World" e "Deep Forest".  As duas primeiras músicas, temas do anime  InuYasha. A banda formada por Van Tomiko e Ryo Owatari retornará ao Brasil após 8 anos. A primeira apresentação da dupla foi em 2017. O show acontecerá no dia 5 de julho, informa a organização. A seguir, o clipe de "Honjitsu wa Seiten Nari"!